Descubra estratégias para negociar corretamente sua franquia empresarial
Negociar sua franquia empresarial é um desafio? Não se preocupe! Com estas estratégias, você pode evitar armadilhas comuns e garantir um acordo justo e lucrativo.
Negociar é uma habilidade essencial para quem tem uma franquia empresarial.
Qualquer franqueado que deseja obter sucesso em sua empresa, deve se preocupar em como ter uma boa ação e garantir as vantagens do negócio.
Se você está preocupado com isso, não tem motivos! Com estudo e um empurrãozinho, tudo pode ser facilitado e você pode garantir o sucesso de sua negociação.
Bem, por isso mesmo estamos aqui! Vamos te ajudar a entender o que não pode ficar de fora da sua negociação.
Confira agora e fique por dentro do que você precisa saber para negociar sua franquia empresarial!
O que é uma franquia empresarial?
A franquia empresarial é um modelo de negócios em que o proprietário de uma marca, o franqueador, concede o direito de uso da marca. Aí entra o franqueado, que utiliza o formato bem-sucedido da empresa.
As franquias podem abranger uma variedade de segmentos de mercado. A principal característica das franquias é a padronização de processos e produtos, garantindo que os clientes recebam os mesmos produtos e serviços de qualidade, independentemente da unidade que visitem.
Desse modo, o sistema de franquia empresarial funciona como um modelo de negócios para estabelecer uma conexão entre uma marca e um investidor.
Ou seja, o empreendedor tem a liberdade de administrar sua unidade, desde que siga os princípios e as orientações da empresa.
Como negociar bem uma franquia empresarial?
Separamos abaixo 3 dicas essenciais para te ajudar a negociar bem sua franquia empresarial. Dê uma olhada!
- Planeja negociar? Pesquise e se prepare primeiro!
Um ponto-chave para o sucesso em uma empresa é justamente o planejamento, e ele não deve ser deixado de lado na hora da negociação.
Por isso, antes de iniciar qualquer negociação, é crucial realizar uma pesquisa detalhada sobre a franquia empresarial, sua posição no mercado, concorrência e as condições do setor.
Obtenha informações sobre a demanda do mercado, tendências, comportamento do consumidor e concorrência.
Com essa pesquisa, é hora de estabelecer uma base sólida para as negociações.
Para começar, é fundamental estabelecer uma estrutura bem organizada para sua empresa, garantindo que ela se torne uma perspectiva desejável para os possíveis investidores.
Foque na expansão. Há várias estratégias de expansão que você pode considerar, como a expansão regional, nacional, internacional ou em espiral.
Mapear um caminho claro para a expansão, com metas, ideias e expectativas definidas, é essencial para aumentar as vendas unitárias.
- Tenha um bom COF
O COF é um documento que a rede de franquias fornece aos franqueados em potencial. Nele, é definido claramente os termos e as obrigações mútuas após a assinatura do contrato.
Portanto, o documento é essencial para que os empreendedores tenham uma compreensão abrangente do negócio que estão prestes a iniciar.
Ter um bom COF, além de garantir que o possível franqueado tenha entendimento sobre o negócio, ajuda a desmontar a organização na sua empresa, algo que pode ser vital na hora da negociação.
Como alternativa, os consultores da marca também podem fornecer orientação e assistência para responder a quaisquer perguntas que possam surgir.
- Mantenha uma comunicação respeitosa e encontre soluções criativas para entraves na negociação
Quando um empresário negocia com um franqueador, é fundamental manter um comportamento respeitoso e calmo.
As franquias são um modelo de negócios confiável e lucrativo, mas o sucesso depende da diligência e do esforço do franqueado. Por isso, a base para a negociação deve ser sempre a boa comunicação.
Para garantir uma parceria bem-sucedida, é essencial ouvir atentamente os representantes do franqueador e fazer perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas.
Mas, como você pode imaginar, é possível encontrar obstáculos durante as negociações. Nesses momentos, é importante ser criativo na busca por soluções que atendam às necessidades mútuas.
Por exemplo, busque opções de win-win. Em vez de adotar uma mentalidade de ganhar ou perder, procure soluções que beneficiem ambas as partes e faça com que essas opções estejam claras ao negociar.
Nesse modelo de negócios, não é vantajoso que nenhuma das partes saia perdendo. É só ter consciência disso e saber como lidar com as possíveis barreiras na negociação.
Demonstre flexibilidade nas negociações, essa atitude pode ajudar a construir um ambiente colaborativo e propício para o sucesso da negociação e para a expansão da franquia empresarial.
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