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Início » Fusão e aquisição: quais os documentos necessários?

Fusão e aquisição: quais os documentos necessários?

Marcos Tadeu por Marcos Tadeu
2 anos ago
in Documentação e Processos
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Fusão e aquisição: como se preparar e organizar os documentos corretamente?

Conheça agora tudo que você precisa para se preparar corretamente para um processo de fusão e aquisição em sua empresa.

O que você sabe atualmente sobre fusão e aquisição pode não ser o suficiente para ter um processo 100% seguro e efetivo.

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Apesar de ser um processo exclusivo para grandes empresas, fusões e aquisições podem ser uma estratégia valiosa para qualquer organização, independentemente do seu tamanho.

O grande diferencial entre o sucesso e o fracasso está na organização. O planejamento é, portanto, um fator de extrema importância para quem deseja investir nessa estratégia.

E, dada a complexidade do assunto, é natural surgirem muitas dúvidas sobre como proceder nesse contexto, especialmente relacionadas à documentação.

Se você está aqui, é porque procura soluções, não é mesmo? Por isso, nossa equipe de especialistas preparou este artigo para você!

Neste post, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre fusões e aquisições, o processo e a gestão de documentos de forma correta.

Confira até o fim e domine o tema!

O que é uma fusão e aquisição?

Primeiramente, para entender de fato o tema, você deve se acostumar com diversos termos e siglas. 

Fusão e aquisição, Mergers and Acquisitions, M&A… Durante o processo, você irá se deparar com todos esses termos, que significam basicamente duas coisas. Mas sobre isso, falaremos a seguir.

Aquisição ou Acquisitions

Uma aquisição é a compra de uma participação majoritária de uma empresa por outra empresa. 

Em um cenário de aquisição global, o comprador obtém o controle total e a empresa adquirida deixa de existir.

Como resultado, a empresa compradora adquire tanto os direitos quanto às obrigações da empresa adquirida.

Como exemplo, citamos o Grupo Zap, adquirido pela OLX Brasil.  Com isso, a OLX passa atuar também no setor imobiliário, o carro-chefe do agora inexistente Grupo Zap.

Fusão ou Mergers

Consolidação estratégica de duas ou mais empresas para formar uma nova entidade. 

Por meio desse processo, as empresas individuais deixam de existir e uma nova empresa é estabelecida.

Você conhece a empresa aérea chilena LAN? Certamente já ouviu falar sobre. E a empresa aérea TAM do Brasil?

Em 2010, as duas empresas se fundiram, criando a gigantesca Latam Airlines, uma das maiores empresas de aviação da América Latina atualmente.

Qual a diferença entre fusão e aquisição?

Aquisição se refere a uma situação em que uma empresa assume o controle de outra empresa. 

Por outro lado, a fusão é usada quando duas ou mais empresas se combinam para criar uma entidade totalmente nova.

Qual a documentação para fusão e aquisição?

São muitos os documentos para o M&A de uma empresa. Mas, para falar sobre a documentação, é necessário saber sobre Due Diligence.

Esse processo examina várias áreas importantes da empresa, portanto, deve considerar documentos jurídicos, fiscais e societários.

Além disso, os documentos relacionados à seguridade social, questões trabalhistas, relações contratuais e ativos, entre outros assuntos importantes, devem ser analisados.

Para que o processo seja efetivo, deve-se considerar a seguinte documentação:

  • Acordo de confidencialidade – NDA;
  • Memorando de entendimentos – MOU;
  • Autorização do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica;
  • Certidões negativas;
  • Contrato do acordo;
  • Documento de fechamento.

Quais são os procedimentos para o processo de fusão e aquisição?

É claro que o processo de preparação de fusões vantajosas ou aquisições de alto nível leva tempo.

O processo envolve vários procedimentos, como jurídicos, contábeis, financeiros e outros.

Além disso, existem vários tipos de fusões e aquisições, como vertical, horizontal, congênere, extensão de mercado, extensão de produto e conglomerado.

Tendo isso em mente, aqui estão alguns aspectos que você deve considerar ao pensar em uma M&A para a sua empresa:

  • Estude as estratégias e objetivos do M&A;
  • Faça o plano de execução;
  • O próximo passo é o Due Diligence;
  • Faça o Valuation;
  • Realize a negociação societária;
  • Elabore a negociação contratual;
  • Finalize o processo com o fechamento legal do acordo.

Esse processo envolve a troca de uma série de informações importantes, por isso, você deve se atentar a outro assunto importante: a confidencialidade.

Veja no artigo a seguir como garantir:

  • NDA: Qual sua importância e como fazê-lo em sua empresa?

Prepare-se corretamente para ter sucesso em sua fusão e aquisição!

Se você acha que é o momento certo para conduzir sua empresa em uma nova direção e buscar fusões ou aquisições para impulsionar o crescimento dos negócios, você pode minimizar o risco de erros com o nosso apoio!

Aqui, na NexB, somos especialistas no assunto. Oferecemos apoio em consultorias para M&A.

Para garantir uma tomada de decisão eficaz, entre em contato conosco.

Burocracias, documentação e procedimento, realizamos tudo para você!

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